O cinema brasileiro fez história! O filme “O Agente Secreto” ganhou duas das principais categorias do Globo de Ouro: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de ontem, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa ainda concorreu na categoria de Melhor Filme de Drama, a principal da noite, que ficou com Hamnet.
O ator Wagner Moura se tornou o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. No discurso, após agradecer o diretor Kleber Mendonça Filho pela amizade e falar sobre a mensagem do longa, que é sobre memória, disse algumas palavras em português
“Pra todo mundo no Brasil, assistindo isso agora, viva o Brasil! Viva a cultura brasileira. Thank you very much”,
O diretor Kleber Mendonça Filho, ao receber a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro, agradeceu à distribuidora brasileira Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, à equipe e ao elenco. Ao fim, dedicou o filme aos jovens cineastas.
Nas redes sociais, a repercussão é grande. O presidente Lula afirmou que a dupla premiação de “O Agente Secreto” entra na história do cinema brasileiro, e que é um “dia de glória e reconhecimento ao talento de nossos artistas”. Também disse que o longa “é um filme essencial para não deixar cair no esquecimento a violência da ditadura e a capacidade de resistência do povo brasileiro”.
Essa foi a primeira vez que um filme brasileiro venceu em duas categorias do Globo de Ouro. No ano passado, a atriz Fernanda Torres ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama e, em 1999, Central do Brasil levou a estatueta na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
O Agente Secreto está na pré-lista de indicados ao Oscar e, com o Globo de Ouro, as chances de ficar entre os cinco indicados, é grande. O anúncio dos concorrentes oficiais será em 22 de janeiro.
*Com informações da Agência Brasil.
2:11
