Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

anvisa-e-mpf-assinam-acordo-para-combater-cigarros-eletronicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo com o objetivo de intensificar ações de fiscalização e fortalecer o enfrentamento ao comércio ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes.

Em nota, a Anvisa informou que o acordo visa garantir o cumprimento da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 855/2024, que proíbe a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de cigarros eletrônicos em território nacional.

Notícias relacionadas:Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h.OMS: 15 milhões de jovens de 13 a 15 anos fumam cigarros eletrônicos.Caminhos da Reportagem mostra aumento do uso de cigarros eletrônicos.“A ideia é unir a expertise técnica da Anvisa ao poder de atuação jurídica do MPF”, destacou a agência no comunicado.

O acordo terá vigência inicial de cinco anos, com reuniões periódicas entre as equipes responsáveis. Não há previsão de transferência de recursos entre as partes.

Rolar para cima